sábado, 13 de março de 2010

Um pequeno segredo

Achei que estava na altura de partilhar convosco este pequeno segredo muito bem guardado: quanto mais comerem, mais calorias totais consumirão. Quanto mais calorias consomem, mais peso, ou mais probabilidades de ganhar peso têm. Chocante, eu sei. Contudo a estratégia comum é exactamente a inversa: querem perder peso? Então estejam sempre a comer! Esta estratégia tem o seu quê de útil, na medida em que existem pessoas que se passarem umas horitas sem comer, depois enchem-se de bolos, bolachas, chocolates, refrigerantes, etc, para "matar o bichinho". Não é dos melhores hábitos, acreditem. Para quem sofre desse mal, tentar consumir refeições pequenas e controladas ao longo do dia é um grande passo na direcção certa.

Onde eu vejo um grande erro é na ideia que quanto mais frequentemente alguém come, mais o metabolismo acelera, mais calorias perde. Ou seja, passamos grande parte do dia a atirar com calorias pela boca abaixo mas, magicamente, desaparecem todas!


Será que isso faz algum sentido? Será que quando comemos uma pequena refeição de 200 calorias, no momento a seguir queimamos algo como 250? Uma ingestão diária de 2500 calorias resulta num gasto mágico de 3000? Ou será que resulta apenas nisso: numa ingestão de 2500 calorias, pura e simplesmente?

O metabolismo não sofre alterações significativas conforme a alimentação que seguimos. Se comermos de 2 em 2 horas não nos tornamos num ferrari, nem nos tornamos numa lesma por passarmos várias horas sem comer. 100 calorias de proteína, o macronutriente que mais energia consome, queima algo como 10 calorias. Ingerir 100 para queimar 10? Não é das melhores soluções. Obviamente, não causam impacto nenhum nas tais refeições frequentes, da mesma forma que não significam nada na presença de um jejum, ou de uma simples refeição tardia ou falhada.


Outro aspecto bastante interessante, relacionado com este assunto mas que merece ser desenvolvido por si só (noutra altura) é o mito de que passando umas horas sem comer entramos em catabolismo muscular, ou seja, ficamos com tanta falta de energia que o organismo não tem outra solução se não "canibalizar" os músculos (já agora, essa é a função da gordura, armazenar energia para alturas de falta, não é a função dos músculos).

Então, vamos ver se eu entendi bem: passando umas horas sem comer, o metabolismo praticamente pára, impossibilitando a queima de gordura, mas ao mesmo tempo fica com tanta falta de energia que resolve atacar os músculos? Be affraid, be very affraid...
E o melhor é que ambas as teorias, por mais contraditórias que sejam, são geralmente defendidas ao mesmo tempo pela mesma pessoa. Sim, há umas quantas contradições no mundo do fitness popular...

Em suma, se o objectivo é perder peso/gordura, um déficit calórico é algo que dá jeito. Para consegui-lo, mudanças na alimentação diária são necessárias. Essas mudanças tanto podem envolver refeições mais ou menos frequentes, desde que no fim o tal déficit exista. Não vão é atrás da ideia popular que o metabolismo vai parar ou acelerar conforme a frequência. Mais comida - mais peso. Menos comida - menos peso. É tão simples quanto isso.

Atenção, bom-senso e alguns conhecimentos de nutrição são necessários, não quero ser culpado por criar anorécticos(as). Apenas desmistificar ideias descabidas.