terça-feira, 20 de abril de 2010

Deadlift

"There is no point in being alive if you cannot do the Deadlift." Jon Pall Sigmarsson

O Deadlift é provavelmente uma das melhores coisas que podemos fazer pela nossa saúde física. É também um dos exercícios mais simples, instintivos e primitivos que existem. Peso pesado no chão. Peguem nele. Levantem-no. Pousem-no. Se tiverem dificuldade em compreender estas instruções, devolvam a vossa carta de condução à DGV.


O deadlift é facilmente reconhecido como um movimento que todos praticamos diariamente. Certamente que em algum ponto da nossa vida nos vamos deparar com um objecto que teremos que levantar do chão. É também comum ver alguém com dores nas costas por ter apanhado o dito objecto. Duas razões para isso: biomecância pobre e músculos posturais fracos, ambos conseguidos por uma vida sem deadlifts (releiam a primeira frase da postagem).

Não há praticamente músculo nenhum que não seja trabalhado com o DL. Dos pés às orelhas, tudo trabalha para levantar aquilo que pode vir a ser (com muitos anos de trabalho) umas boas centenas de quilos do chão. Mas, acima de tudo, o DL fortalece todos os músculos posturais, como os glúteos, lombares, abdominais, e diversos músculos erectores da coluna. Envolve ainda uma excelente ligação entre o lower e upper body, algo que não é tão bem conseguido com o Squat, daí a famosa discussão "qual é o melhor: squats ou deadlifts?". A resposta é simples: ambos. E a imagem seguinte acaba com essas dúvidas de uma maneira muito mais eloquente do que eu alguma vez conseguiria.



São ambos exercícios incríveis, cada um com os seus pontos fortes. Algumas das grandes vantagens do DL:
  -   Simplicidade e facilidade de aprendizagem. Apesar de, como tudo, ser necessário ter boa instrução para aprender correctamente o DL, no fundo é algo bastante instintivo. Existem no YouTube vários vídeos de bebés a apanhar coisas do chão com uma postura de DL perfeita.
  - Fortalecimento de todos os músculos posturais, e ainda outros comumente esquecidos. As mãos e antebraços, por exemplo, são excepcionalmente fortalecidos com o DL, pela necessidade de suportar a barra num movimento que é um dos que mais peso é possível de utilizar.
  -   Prático. Apenas precisam de uma barra e pesos. Não é preciso racks, bancos, máquinas ou outros acessórios. Apenas o básico essencial.
  -   Elevada tensão por todo o corpo. Se querem ganhar músculo, treinar DLs em alto volume, juntamente com muita comida é uma das melhores coisas que há. Para o aspecto mais tonificado, DLs em baixo volume e com uma boa dieta tornará o vosso corpo igual ao de uma estátuta grega.
  -   É bom para convencer mulheres a treinar no duro. É frequente as mulheres quererem apenas exercícios leves e, basicamente, inúteis. Expliquem-lhes que o DL é a melhor coisa que existe para um rabo firme que o interesse delas aumentará de imediato. 

        Infelizmente, o DL recebeu uma má reputação nos últimos tempos. Ginásios comerciais, com pessoas pouco qualificadas, pintaram o DL como sendo um exercício perigoso para as costas. Não poderia estar mais longe da verdade... Se o vosso monitor vos disser que DLs são perigosos, escolham outro monitor: esse claramente não é o mais indicado.

        5 comentários:

        1. Excelente post. Era bom postares isto no fórum.
          Abraço []

          ResponderEliminar
        2. Não sou propriamente entendido disto, mas estes dois exercícios, juntamente com o supino, deveriam ser os basilares em qualquer programa de força. E, em complemento disso, apenas mais 3 exercícios suplementares, por exemplo as flexões, que já aqui foram destacadas, as elevações e os afundos. Não é precisa muita mais variedade num programa de treino de força, o importante é ter exercícios que trabalhem vários grupos musculares, com pesos livres, carga razoável, poucas repetições e sem enfoque em músculos isolados. No entanto, tanto quanto me parece, não será esta a actual filosofia dos ginásios modernos, que estão muito mais voltados na direcção oposta a esta.

          ResponderEliminar
        3. É isso mesmo amigo, simples e directo, é tudo aquilo que precisamos. Quanto mais complicamos, mais nos afastamos daquilo que poderiamos ser ;)

          ResponderEliminar
        4. Boas,
          para quem tem problemas nos joelhos(desgaste nas rótulas), o peso morto e agachamento são exercícios "permitidos"?

          ResponderEliminar
        5. Hoje tava eu num ginásio mesmo underground...Aparece lá um homem: " o menino devia ter cuidado a fazer esse exercicio, pois é muito perigoso para as costas":...e eu "pois, tem razao yaya(tipo a despacha-lo)...sabem onde é que o "encontrei" passados uns minutos??? a fazer um exercício de puxada à nuca LOL "és o maior sócio", pensei cá para mim !!

          ResponderEliminar