quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A arte do antes e depois

Uma das técnicas de marketing mais comuns na venda de produtos relacionados com fitness, principalmente em suplementos miraculosos, são as fotos do antes e depois. É uma coisa bastante engraçada, isso do antes e depois. Não querendo tirar o mérito a todas as pessoas que realmente tiveram grandes mudanças com aquilo que "patrocinam", muitas outras são completamente manipuladas. Muitas são tiradas de um dia para o outro e algumas chegam a ser tiradas no mesmo dia. É bastante fácil manipular completamente a aparência de alguém para uma foto.

Experimentem vocês mesmos. Acordem, comam bastante, bebam muita água, não façam nada remotamente parecido com exercício, e quando sentirem que estão no ponto, tirem a t-shirt, descontraiam os músculos todos, deixem os ombros e a barriga cairem para a frente, escolham a pior luz que tiverem em casa e façam cara de quem acabou de levar uma tampa da Jessica Alba (ou do George Clooney, para as raparigas). Tirem a foto e vejam só o vosso aspecto patético.

No dia seguinte, acordem comam pouco ou nada, façam a barba/depilação, façam um pouco de cardio e uns exercícios para dar um pouco de pump aos músculos, como umas flexões, uns abdominais e uns curls, escolham a melhor luz que tiverem em casa, besuntem-se com óleo ou bronzeador, mantenham uma postura direita, com os músculos contraídos, o peito para fora, a barriga para dentro, façam cara de quem ganhou o Euromilhões e tirem a foto. Wow! De repente ganharam 5 quilos de músculo e perderam 10 quilos de gordura!



E não nos esqueçamos da magia do photoshop.... Mas nem vale a pena entrar por aí, principalmente para que já viu vídeos como este.

E claro, há ainda mais truques do género. Pagarem a bodybuilders conhecidos para dizerem que "Ah e tal, este suplemento é o maior, ganhei 20 quilos num mês" quando ele nem sequer nunca abriu a tampa do tal suplemento, ou atletas que dizem "Foi com o treino deste senhor que me tornei campeão" quando o tal treino foi apenas fantochada, o verdadeiro treino era feito por fora, e outras situações cómicas.

Não, este post não é muito informativo. É apenas para alertar o pessoal que anúncios há muitos, mas não podemos acreditar em tudo aquilo que vemos. Regra geral: se parece bom demais, é treta.

Sem comentários:

Enviar um comentário