sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Linguarejar do metaleiro

Metaleiro não no sentido de gajo que ouve música metal, mas no sentido do gajo que trabalha com metal, geralmente, ferro ;)

Uma vez que nós adquirimos uma linguagem que por vezes parece código, pareceu-me boa ideia dar uma ajudinha ao pessoal que não está tão familiarizado com esta linguagem, para podermos entender-nos uns aos outros.

#RM - O peso máximo que conseguimos suportar num determinado número de repetições, geralmente uma repetição (1RM) mas pode ser também usado com outros números (5RM, 10RM, etc)

#x# - Geralmente é sets x (vezes) reps, apesar de por vezes estar ao contrário, mas geralmente é explicado qual é qual. 5x10 por exemplo serão 5 sets de 10 reps.

#x# @ #% -
O mesmo que acima, mas com intensidade incluída. 5x10 @ 70% será 5 sets de 10 reps usando uma intensidade de 70%. Explicação de intensidade mais a baixo.

Abs - Abreviatura para abdominais. Não é o sistema de travagem.

Aeróbico - Exercício de média/longa duração, de baixa/média intensidade, onde a principal fonte de energia é o oxigénio.

Anaeróbico - Exercício de média/curta duração, de alta intensidade, onde as principais fontes de energia são a creatina, a ATP, etc.

BB - Barra longa, geralmente usada com as duas mãos.

Bodybuilding - Culturismo, em Português, é uma actividade cujo objectivo é a estética muscular.

Bodyfat %, BF % - A percentagem de gordura que corresponde ao peso do nosso corpo. Uma pessoa com 100 kilos e 15% BF, tem 15 kilos de gordura.

BW - Peso do corpo (bodyweight), ver calisténicos abaixo.

Calisténicos - Do grego kalos sthenos, refere-se a exercícios que usam apenas o peso do corpo (BW), como flexões, pull-ups, etc.

CNS - O sistema nervoso central (central nervous system).

Composto - Exercícios onde várias articulações trabalham em conjunto.

Concêntrico - A fase do exercício onde a força criada pelos músculos vence a resistência. Geralmente é onde o peso é levantado, a não ser que se trabalhe com máquinas onde a gravidade já não é a resistência a vencer.

DB - Haltere (uma pequena barra usada apenas com uma mão).

Densidade - A quantidade de trabalho feito por unidade de tempo. 10 reps em 30 segundos apresenta uma maior densidade que 10 reps em 45 segundos.

Excêntrico - A fase do exercício onde a resistência vence a força criada pelos músculos. Geralmente é onde o peso é baixado, a não ser que se trabalhe com máquinas onde a gravidade já não é a resistência a vencer.

Falha, Failure - Quando os músculos falham em completar uma repetição. Também há outras definições, como falha técnica, que é quando a técnica já não é a pretendida, mesmo que ainda se consigam mais reps.

GPP - Preparação física geral (General Physical Preparedness). Essencialmente é outro termo para S&C, mais abaixo.

GS - Girevoy Sport. Desporto de competição com Kettlebells, de origem Russa. Não é o estilo recomendado neste blog.

Halterofilismo - Desporto olímpico, onde se procura levantar o maior peso possível acima da cabeça em dois exercícios diferentes. Também conhecido como Olympic Lifting.

HIT - High Intensity Training, um método de treino que se tornou popular por volta dos anos 80. Não é o estilo de treino recomendado neste blog.

HIIT - High Intensity Interval Training, um método de treino que consiste em intervalos de esforço intenso intercalados com intervalos de descanso. 20 segundos de KB Swings intercalados com 20 segundos de descanso é uma forma de HIIT.

HS - HardStyle. Método de treino cujo objectivo principal é o domínio da tensão e da técnica. Este sim, é o estilo recomendado por aqui.

Intensidade - No treino com pesos, é essencialmente o mesmo que 1RM, apenas com percentagens. Se a 1RM é de 80 kilos, então usar 40 kilos é usar 50% de intensidade. Aplica-se sempre à 1RM, e não a 5RM ou etcs. Noutras actividades pode ser
outro tipo de medida, como a velocidade, como por exemplo num sprint vs jogging.

Isolamento - Exercícios onde apenas uma articulção é usada.

Isométrico - Exercícios onde
os músculos são contraídos sem movimento, como por exemplo planks.

KB - Kettlebell, uma bola de ferro com uma pega.

Overtraining - Quando o praticante treina mais do que a sua capacidade de recuperação. O estado de overtraining provoca fadiga, performance reduzida, maior probabilidade de lesões e até mesmo imunidade às doenças reduzida.

Periodização - Tema de pesadelo para muita gente, pode ser descrito muito basicamente como uma programação inteligente a longo termo.

Pesos Livres - Qualquer tipo de peso que se mexa livremente (o contrário de uma máquina, onde o movimento é fixo).

Powerlifting - Desporto de competição que procura o maior peso possível entre 3 exercícios, o Deadlift, Squat e Bench Press.

PR - Recorde pessoal (personal record). Quando estabelecemos um novo recorde em alguma coisa, mas apenas dentro da nosso historial pessoal, não é um recorde mundial.

ROM - Amplitude de movimento (range of motion).

Reps - Repetições. O número de vezes que se executa um movimento.

Resistência - Apesar de comumente se referir a treino de endurance, a verdade é que treino de resistência é quando algo resiste ao nosso movimento. Treino com pesos é treino de resistência. Jogging é treino de endurance.

S&C - Força e condicionamento (strength and conditioning). Nome dado à prática desses atributos físicos, usado principalmente por gente que quer fugir aos termos musculação, fitness e outros.

Sets - Um conjunto de reps.

SSC - Cardio tradicional, de intensidade moderada e contínua (Steady State Cardio).

SSP - Preparação específica a um desporto (Sport Specific Preparedness). Ttambém pode aparecer como SPP (Special Physical Preparedness).

Volume - A quantidade de trabalho total feito num treino, ou até mesmo num período de vários dias, semanas, meses. Juntamente com a densidade e a intensidade, estas são as três medidas usadas na programação de treino.


Sem comentários:

Enviar um comentário