segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Kettle quê??

Kettlebells. Ou, em português, "sinos chaleira"... Não, não faz muito sentido, por isso mantenhamos o seu nome inglês. Também conhecidos como Giryas, em Russo, o Kettlebell (KB) é um instrumento de treino.

Essencialmente, é uma bola de ferro com uma pega.
Parece simples, não impressiona ninguém à primeira vista, mas o KB encontra-se no coração da recente revolução de metodologias de treino de força e condicionamento, revolução essa que só agora está a chegar a Portugal (somos um bocadinho.... lentinhos...).


Nos últimos anos tem-se vindo cada vez mais a assistir a um "regresso às origens", reavivando estilos de treino comuns antigamente, mas esquecidos durante as últimas décadas. Existem várias razões para as mudanças assistidas neste período de tempo, mas isso ficará parauma outra altura. O KB, segundo alguns "historiadores", teve origem nos pesos que se usavam nas balanças antigas, que usavam contrapesos como meio de pesagem. Algumas dessas balanças tinham uma espécie de gancho, onde se pendurava o tal contrapeso, que possuía uma argola no topo. Bom, não é dificíl de imaginar que um dia um maluco qualquer se tenha lembrado de pegar no peso pela argola e tenha começado a brincar com ele... coisas mais estranhas já têm acontecido!

Durante muito tempo, o KB foi um instrumento comum, usado em conjunto com barras e halteres. O seu nome de "chaleira" vem dessa altura, pois normalmente os KB's eram uma bola oca de metal, com uma pega e uma ranhura, que servia para encher o KB com areia ou chumbo. Os próprios halteres e barras também funcionavam com bolas de areia/chumbo, logo não era considerado "incoveniente" ter que andar com areia ou chumbo atrás para encher o material de treino. Mais tarde, alguém teve a (brilhante) ideia de que as barras e halteres podiam levar discos de ferro, tornando tudo muito mais prático. Infelizmente, o KB não era fácil de ajustar com discos de ferro, e assim tornou-se um tesouro esquecido, mantido apenas na Rússia e países vizinhos, onde os KB's são tão comuns como para nós são os halteres. Inclusive, da mesma forma que nós temos eventos de halterofilismo (Olympic Lifting), eles têm eventos Girevoys, ou seja, de Kettlebells.

É graças a eles que hoje temos acesso de novo a este instrumento, que se tem tornado imensamente popular nos últimos anos. A lenda diz que certo dia, Pavel Tsatsouline, um senhor russo, instrutor de Spetsnaz e perito em treino força e condicionamento, resolveu que estava na altura de o resto do mundo começar a treinar "como deve ser". Então, pegou num KB de 48 kilos, e atravessou o Oceano Pacífico a nado com ele nos dentes, até aos EUA. Desde então tem vindo a espalhar "Russian pain!" por todo o mundo. E ainda bem que assim o fez !


Hoje, os adeptos de Kettlebells são milhentos, e espalhados um pouco por todo o mundo. Nos EUA, os KB's já são praticamente tão comuns como na Rússia, chegando inclusive a ter os eventos atrás mencionados, de Girevoy Sport. Isso levou à criação de dois sistemas diferentes de prática: HardStyle (HS) e Girevoy Style (GS).

HardStyle é o sistema fundado por Pavel, e a sua premissa básica é a criação de tensão máxima (mas nunca demais) em todos os movimentos, criando assim um bom desenvolvimento de força em todos os seus aspectos (mais sobre isso no futuro) juntamento com condicionamento físico (também conhecido como cardio ou resistência). É considerado o sistema óptimo para a prática regular, tanto para atletas como para praticantes "comuns", devido à sua capacidade de desenvolver a "boa forma geral", útil em qualquer actividade física. Já o sistema GS é específico, pois o seu objectivo é tornar o praticante um melhor atleta de Girevoy Sport, e não o desenvolvimento físico geral, o chamado fitness. Isso não quer dizer que não desenvolvem capacidades extraordinárias, quer apenas dizer que o seu treino é específico ao seu desporto.

Agora que já têm um conhecimento geral do que é e de onde vem o Kettlebell, vamos ver quais as suas vantagens ou desvantagens em relação ao equipamento comum. Neste caso, apenas em relação às barras e halteres, não vou incluír máquinas na equação pois nem vale a pena. Se não souberem ainda o porquê das máquinas estarem numa categoria à parte, sintam-se à vontade para perguntar.

Umas das vantagens essenciais do KB é o seu centro de gravidade deslocado. Ou seja, com um halter/barra, o peso está sempre alinhado com o nosso corpo. Se temos uma barra acima da cabeça, com os braços esticados, o peso está directamente sobre os ossos, estando assim numa posição estável, pois é a própria estrutura óssea que suporta o peso. Já o Kettlebell, na mesma posição, continua a estar desalinhado com os ossos do braço, pois estará por trás do mesmo, obrigando não só a um maior esforço muscular para suportar o peso, mas também a que a flexibilidade seja desenvolvida, uma vez que o nosso braço está a ser puxado para trás de nós.


Outra vantagem é o facto de o seu formato permitir certos movimentos fluídos e balísticos, impossíveis de executar com o equipamento comum.

Ainda outra vantagem, não tão relevante mas sem dúvida importante, é o facto de simplesmente serem diferentes! São uma novidade, algo "fresco" a utilizar, quando já há tanta gente farta de fazer sempre o mesmo. É algo a considerar sem dúvida...

Agora para desvantagens, a maior é que em Portugal é muito díficil encontar Kettlebells. São usados por mim e por mais um punhado de gente, mas somos ainda muito poucos. Além disso, os KB's não permitem certo tipo de exercícios mais pesados, como deadlifts. Deveríamos esquecer as barras? Não, claro que não. As barras continuam a ser um excelente instrumento de treino, e tanto podem ser usadas em conjunto com KB's, como podem ser usadas por si só (como têm sido usadas durante tanto tempo), como podem ser subtituídas pelos KB's. Tudo depende da preferência pessoal.

Este blog não será apenas sobre KB's será também sobre o resto do mundo do fitness, daí o tìtulo mais geral do mesmo. Espero que tenham gostado de aprender um pouco sobre este novo brinquedo que anda por aí. Até a próxima.

8 comentários:

  1. Boa tarde. Ainda me parece muito pouco divulgado este método de treino em Portugal , finalmente começa a ouvir-se falar mais agora por influências americanas (e influencia do Fedor).
    Queria adquirir este produto, já se consegue comprar disto em Portugal?! (e-mail me: joaonunoguerra@gmail.com) Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Boas João Nuno.
    Apesar de ainda sermos muito poucos, os interessados neste método, somos poucos mas bons ;)
    O único sítio que eu conheço que vende KBS em Portugal é um site chamado ginatlo.pt
    Nunca usei os seus KBS, contudo quem já usou disse-me que as pegas não são boas... é uma questão de experimentar.
    Bem vindo a esta revolução ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Daniel. Aparentemente é possível adquirir kettlebells na prozis.pt. Ver em Roupa e Acessórios > Musculação. Será que os preços estão em conta, e já incluirão portes?

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Primitivo, não conhecia essa.
    Bom, pelas fotos, sinceramente não gosto do formato dos KB's. Parecem meio quadrados, e a pega não é das mais ergonómicas...
    E parecem-me caros demais também.
    No geral, a minha opinião é a de que não são uma boa opção, isto pelas fotos, é uma opinião algo limitada.

    ResponderEliminar
  5. Boas.
    Comecei agora a treinar Kettlebell, comprei a minha ha pouco tempo. e infelizmente a minha formação tem sido através do youtube..sei quem vende KB da dragondoor em PT, desde 6kg a 48kg

    ResponderEliminar
  6. KBs da Dragondoor em Portugal? Isso é muito fixe. Podes-me indicar onde vejo isso, anónimo? Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Olá outra vez.

    Se possivel, da-me o teu e-mail, que eu entro em contacto contigo.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. já vi que tens aqui o teu contacto.

    Vou-te enviar e-mail

    ResponderEliminar